3) QUEM DISSE QUE LEVOU 120 ANOS PARA NOÉ CONSTRUIR A ARCA?

Essa eu aprendi desde pequenino na Escola Bíblica Dominical: que Noé teria levado 120 anos construindo a arca… isto é verdade? Não!!! Há um texto que menciona este período: “Então, disse o Senhor: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos” (Gn 6.3). Como a menção dos 120 anos aparece logo antes do dilúvio, muitos entendem e, consequentemente, ensinam (de modo equivocado) que este teria sido o tempo entre o que Deus falou e o dilúvio.

Mas quando examinamos a cronologia dos eventos bíblicos, essa conta não bate. O capítulo anterior termina mostrando a idade de Noé quando gerou seus três filhos: Era Noé da idade de quinhentos anos e gerou a Sem, Cam e Jafé” (Gn 5.32). A Bíblia também revela a idade do patriarca quando o dilúvio veio: “No ano seiscentos da vida de Noé, aos dezessete dias do segundo mês, nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram, e houve copiosa chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites” (Gn 7.11-12).

Se ele tinha 500 anos de idade ao gerar os filhos – e Deus fala com Noé DEPOIS disso – e tinha 600 anos quando o dilúvio ocorreu, então forçosamente temos um período inferior a 100 anos para a construção da arca…

Então a que se refere o período dos 120 anos mencionado por Deus?

Penso que o Senhor estava se referindo à duração da vida humana. Até então as pessoas viviam por MUITO tempo! Mas Deus declarou: “Meu Espírito não agirá para SEMPRE no homem, pois este é carnal…” Isto fala que o homem vivia muito e correspondia pouco à ação do Espírito Santo, então teria seu tempo de vida reduzido. Depois de Noé, as pessoas não viviam mais tantos anos (como acontecia antes do dilúvio). Moisés, que viveu este período de 120 anos, escreveu acerca de um período de existência ainda menor – que é o que vigora até hoje: “Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos” (Sl 90.10).

* * * * * * *

PARA VER OUTRAS CURIOSIDADES BÍBLICAS CLIQUE NOS LINKS ABAIXO:

1) Saulo teve seu nome mudado para Paulo?

2) Porque colocam os reis-magos visitando Jesus na manjedoura?

3) Quem disse que levou 120 anos para Noé construir a arca?

4) O que significa ter fé como grão de mostarda?

Uma resposta para 3) QUEM DISSE QUE LEVOU 120 ANOS PARA NOÉ CONSTRUIR A ARCA?

  1. ROSALENA disse:

    Curiosidades como essas nos faz atentar pra tantos outros equívocos que podem estar ocorrendo nos ensinamentos de hoje. Graças ao Senhor por pessoas estudiosas da Palavra, como o Pr. Subirá, que traz luz e entendimento da Palavra na sua verdadeira interpretação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 103 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: